Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Terapias



Sexta-feira, 22.05.15

Portugal é um dos países mais pobres e desiguais da OCDE

Bem ultimamente tenho reparado que falo muito de política por aqui mas a partir de uma certa idade a pessoa amadurece e sente necessidade de se manter atualizada em várias temáticas. Eu como não sou regra à excepção desde os meus 24 anos que comecei a sentir necessidade de estar atualizada, muito por influência do meu irmão, afinal o mais velho ensina-me muitas coisas, e por isso, diariamente ou semanalmente faço a minha leitura do Económico, da Visão, da Sábado e do Expresso (são as minhas fontes de informação e quando posso ainda leio outros) e depois inevitavelmente acabo por falar no blog aquilo que vou lendo...  Desculpem lá a maçada, para quem não gosta de política...

 

Então hoje deparei-me com esta notícia e não gostei nada: Portugal é um dos países mais pobres e desiguais da OCDE.

 

Então de acordo com uma notícia publicada pelo Expresso, Portugal surge no relatório como o nono país mais desigual entre os 34 da OCDE, acima do índice médio destes países, que é de 0,315.  10% da população portuguesa mais rica concentram 25,9% da riqueza, enquanto 10% da população mais pobre tinham 2,6%. 63% da riqueza concentra-se nos 40% da população.

A taxa de pobreza dos agregados portugueses passou de 12,0 para 12,9 e os níveis de pobreza consolidada subiram dos 12,4 para os 13,6, o sexto valor mais elevado entre os 34 países da OCDE e acima do nível médio de pobreza consolidada deste bloco de países, situado nos 9,9.

Quando analisada por idade, a pobreza afectava sobretudo as crianças e jovens, com taxas de 17,8 e 15,8 respetivamente.

 

Quem quiser ler o resto da notícia veja aqui: http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-e-um-dos-paises-mais-pobres-e-desiguais-da-ocde_218985.html

 

E tal como referi anteriormente esta notícia entristece-me muito, como sempre os mais fracos a pagar a crise, os inocentes a sofrerem mais (crianças e jovens) e depois não vemos qualquer tipo de medida a ser tomada para combater estes números...

 

Para quando o retorno do investimento público?

Para quando mais criação de emprego?

Para quando a redução da dívida?

Para quando o desafogamento das famílias portuguesas?

Quando pergunto eu???

 

Este país que tanto amo está a tornar-se muito DESIGUAL e este não pode ser o caminho... Paremos com a DESIGUALDADE!!! 

Estamos a precisar URGENTEMENTE de uma mudança...

Autoria e outros dados (tags, etc)

autoria Sandra P. às 08:59



Quem sou eu

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2015

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31