Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Sabe aquele "período de quebra" durante a tarde em que parece impossível manter-se concentrado? De acordo com um estudo recente citado pelo Daily Mail, um quadrado de chocolate negro pode aumentar significativamente os níveis de atenção e alerta. E na sequência desta descoberta, o professor Larry Stevens, da Universidade Northern Arizona, em conjunto com a sua equipa, decidiu desenvolver uma nova tablete de chocolate que ajuda não só a "dar um impulso de atenção" mas também a manter baixa a tensão arterial - sabe-se que o chocolate é um "vasodilatador", ou seja, que a longo prazo "alarga os vasos sanguíneos e reduz a tensão arterial", pode ler-se no mesmo jornal.
Para a investigação, recrutaram 122 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e 25 anos de idade. Foi-lhes feito um electroencefalograma enquanto realizavam exercícios de memória e raciocínio, para provar se, de facto, comer chocolate afetava a atividade cerebral. A dose de chocolate foi atribuída de acordo com o peso dos voluntários e estava embalada de forma a que não conseguissem ver o que estavam a comer.
Os investigadores descobriram que "as pessoas que comeram um pedaço de chocolate, com 60% o de cacau, ficaram mais alerta e concentrados, em comparação com os que comeram um placebo".
"Muitos de nós, durante a tarde, sentimo-nos mais cansados e incapazes de estar atentos, principalmente os estudantes. Bastava termos à mão uma barra de chocolate negro com um alto teor de cacau, para resolver o problema", disse o professor Larry Stevens ao Daily Mail. E tem de ser mesmo chocolate negro, com este exacto teor de cacau. Uma barra de chocolate normal, com elevados níveis de açúcar e leite, não produz os mesmos resultados.
Mas o objetivo era aumentar a atenção sem fazer disparar a pressão arterial. Por isso, combinaram o chocolate negro com l-teanina - um aminoácido presente no chá verde, que tem um efeito relaxante. Registaram uma quebra imediata da tensão arterial nas pessoas que consumiram "este novo tipo de chocolate".
Este novo chocolate ainda não se encontra disponível no mercado mas a Hershey, um grande fabricante norte-americano, está interessada na receita.
Por mim a Hershey podia fabricar já, mesmo não gostando muito de chocolate preto, tenho a certeza que um destes ia a seguir ao almoço durante o chamado efeito feijoada ;) Hum...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.