Para nós, adultos, pode ser um grande desafio lidar com a morte e, claro, para as crianças também. Normalmente, uma criança que perdeu alguém próximo só quer continuar com a sua vida normal. Não quer mais mudanças. Quer manter as suas atividades “como se nada tivesse acontecido”. Ao mesmo tempo, quer que os adultos entendam a dor que sente e saibam o momento exato em que necessita de um abraço.
Mikaela Övén
— Serás sempre o meu pequeno Benny — sussurrou ela. Ben lembrou-se de como costumava odiar esse nome. Agora adorava-o. — Eu sei — disse ele, com um sorriso. — E tu serás sempre a minha avozinha gângster. Mais tarde, já a avó tinha partido, Ben seguia em silêncio no banco de trás do carro dos pais, a caminho de casa. Estavam todos cansados de chorar. Já se via imensa gente nas ruas a fazer compras de Natal, as estradas estavam cheias de carros e havia uma longa fila para o cinema. Ben não conseguia perceber como era possível a vida correr normalmente quando algo tão grave e importante tinha acabado de acontecer. O carro virou a esquina e aproximou-se das filas de lojas. — Posso ir num instante à loja do Raj, por favor? — perguntou Ben. — Não demoro muito. O pai estacionou o carro e Ben foi sozinho até à loja. Caía uma neve muito leve. PLIM!, fez a campainha quando a porta abriu. — Ahh, jovem Ben! — exclamou Raj. O lojista percebeu o ar triste de Ben. — Aconteceu alguma coisa? — Sim, Raj… — balbuciou Ben. — A minha avó acaba de morrer. De alguma forma, dizê-lo em voz alta fez com que começasse outra vez a chorar. Raj apressou-se a sair de trás do balcão e deu um grande abraço a Ben. — Oh, Ben, lamento imenso. Há algum tempo que não a via e calculei que não estivesse bem. — Pois não. Raj, eu só queria dizer — disse Ben, fungando — muito obrigado por me teres ralhado daquela vez. Tu tinhas razão, a minha avó não era nada chata. Ela era maravilhosa. — A minha ideia não era ralhar contigo, Ben. Só achei que nunca te tinhas dado ao trabalho de conhecer verdadeiramente a tua avó. — E tinhas razão. Havia tanta coisa que eu nem imaginava. — Ben limpou as lágrimas com a manga.
Avozinha Gângster, David Walliams, Porto Editora, 2014
O processo de luto passa, normalmente, por três fases. Numa primeira fase, pode haver negação, choque e apatia. Na segunda fase, a do luto mais agudo, pode ter sentimentos como a tristeza, depressão, raiva, culpa, ansiedade, medo e dor física. Na última fase, dá-se início o processo de adaptação e aceitação da nova realidade.
A propósito deste tema, o psicólogo e autor Dr. Sameet Kumar faz a distinção entre “luto agudo” e “luto subtil”. O “luto agudo” corresponde àqueles momentos mais duros, mais difíceis de lidar, que se sentem como inultrapassáveis; o “luto subtil” refere-se aos momentos em que parece que estamos a respirar mais facilmente, a sentir as coisas com muito menos intensidade. Podemos ter a certeza de que a criança irá passar tanto por uma experiência como por outra, várias vezes.
De que forma a criança expressa o luto?
Quando uma criança sofre, queremos cuidar dela, protegê-la e confortá-la. Mas temos de calibrar o momento certo para o fazer. As crianças não conseguem nem querem ficar com a dor psicológica da perda durante muito tempo seguido. Por isso, é habitual, por exemplo, continuarem a brincar ou a fazer outras coisas para se livrarem dela. Mas, de repente, a dor pode reaparecer, passando de “subtil” a “aguda”, no meio de uma brincadeira ou outra situação que lembre a perda. É como se o luto chegasse, ficasse um pouco e partisse. Vem, fica e vai. Aliás, é o que acontece com todos os sentimentos. Quanto mais permitirmos e aceitarmos este processo, melhor. E, felizmente, as crianças têm bastante facilidade em passar da fase “aguda” à “subtil”.
Uma criança tem dificuldade em entender as consequências da perda, e demora a perceber o significado da morte e que a pessoa não irá voltar. Tende também a focar-se no aqui e no agora e são muitas as vezes em que os adultos interpretam isso como se ela “não se importasse”, “já se tenha esquecido”, “já se tenha habituado” ou “já tenha ultrapassado”, o que não é bem verdade e pode até levar a criança a sentir-se incompreendida. O mais provável é que dentro da cabeça da criança se estejam a formular muitas perguntas, mesmo que ela não as verbalize.
Uma criança que perde alguém muito próximo como um pai, uma mãe ou, por exemplo, uma avó com um papel importante na sua educação pode perder também a confiança na vida, nas outras pessoas, no futuro e em si própria. De repente, aquela pessoa que ela achou que ia estar sempre presente, já não está.
Além ou em vez do choro, a criança pode apresentar um comportamento agressivo e de muita raiva. Também pode exprimir a sua desilusão ou culpa, comportando-se de forma mais imatura, regredindo no comportamento. Pode sentir dificuldades em dormir e começar a fazer chichi na cama. E dar início a um rol de perguntas, que podem ser surpreendentes (e não é necessário saber a resposta a todas).
Como apoiar a criança?
Esteja disponível para ouvir os pensamentos e as histórias da criança. Deixe-a fazer perguntas e responda o mais honestamente possível. Limite-se a responder à pergunta, nem mais, nem menos, e não tenha medo de dizer que não sabe. Devolva com a pergunta “O que é que tu achas?”. Procurem as respostas em conjunto.
Reconheça a dor da criança. Abra a possibilidade de ela se expressar, ao seu jeito. Ou seja, sem pressionar. Se a criança está a chorar é melhor dar-lhe um abraço e dizer algo como “Eu sei que dói!”, ao invés de tentar proteger a criança da dor com distrações, conselhos e prendas. Não diga à criança que sabe como é quando na realidade não sabe. Evite os obstáculos à comunicação
Procure estar realmente presente quando está com a criança. Se também está de luto pode ser um grande desafio, mas tente ao máximo manter-se conscientemente presente com a criança no aqui e agora.
Seja honesto. As crianças sabem sempre quando as coisas não estão bem. Comunique com ela de forma simples, honesta e clara sobre o que se está a passar e o que se passou. Diga o que sente. Não minta.
Se a criança nunca tomar a iniciativa para falar, faça perguntas. É comum a criança guardar o seu sofrimento para não fazer os adultos, que também estão a sofrer, sofrer mais. Os adultos interpretam isso como sinal de que “já passou” e não querem lembrar à criança o sucedido para que ela não volte a entristecer.
Crie estrutura e segurança. Todos temos necessidade de sentir segurança e certeza nas nossas vidas. Quando alguém próximo morre, essas necessidades são abaladas. Ajude a criança a manter rotinas, rituais e tradições, e/ou a criar novas rotinas, novos rituais e novas tradições que possam criar uma nova base de estrutura e segurança.
Seja um porto seguro. Para satisfazer as necessidades de segurança e controlo, a criança também tem de saber que é cuidada. Que existe alguém que pode oferecer um espaço emocional e fisicamente seguro para a sua dor. É também relevante evitar que a criança sinta que tem de assumir responsabilidade pela dor das outras pessoas.
Recorra à criatividade! A atividade criativa é uma ferramenta importante para trabalhar a dor da perda. Ofereça à criança opções diversas para exprimir as suas emoções. Pode ser desenhando, escrevendo, fazendo trabalhos manuais, brincando, ouvindo música, etc.
Recorra à atividade física! Emoções fortes e desafiantes (como, por exemplo, o luto exprimido em agressividade e raiva) podem ser libertas através de atividade física.
Pratique Mindfulness, sozinho e com a criança. Procure exercícios que sejam adequados para a idade, sem pressionar e sem expectativas.
Cuide de si! Quanto melhor se sentir, melhor apoio representará para o seu filho.
Peça ajuda! Tanto ajuda prática como mental.
Quando deve procurar ajuda profissional?
Deve procurar ajuda profissional se sentir que a criança continua a apresentar dificuldades durante muito tempo; nomeadamente em dormir, em concentrar-se, problemas com amigos e na escola ou um comportamento depressivo.
O luto, por norma, é trabalhoso, doloroso e cansativo. Tanto física como emocionalmente. É importante lembrar-se de que cada criança tem as suas reações e o seu processo de luto, e que cabe ao adulto adaptar-se às suas necessidades. E, neste processo, esteja consciente de que os seus dois contributos mais poderosos poderão ser a sua presença consciente e o reconhecimento dos estados emocionais da criança.
Mikaela Övén-Estudou ciências comportamentais na Universidade de Lund, Suécia, e é licenciada em Recursos Humanos com a especialidade de desenvolvimento de competências pela Universidade de Malmo, Suécia.
O labirinto da mente humana pode revelar histórias muito mais curiosas, assustadoras ou surpreendentes do que imaginamos. Entre desvios de personalidade, manias, doenças degenerativas ou problemas de memória, confira 15 filmes que exploram os limites da psicologia:
Confira os melhores filmes que exploram transtornos psicológicos de formas surpreendentes
1- Psicose
Para quem gosta de psicologia, Norman Bates é um dos personagens mais interessantes para serem analisados em todo o cinema de Hitchcock. Bates é o gerente de um hotel na estrada, ao lado de sua mãe, que parece dominá-lo completamente. Quando uma criminosa aluga um quarto durante uma fuga, um assassinato abala o hotel e atrai a atenção da polícia.
Psicose (Psycho, Alfred Hitchcock, EUA, 1960, 109 min) Divulgação
2- Um Estranho no Ninho
Jack Nicholson é um criminoso que, para escapar da sentença, alega desequilíbrio mental e é internado numa instituição. Lá, ele percebe a situação degradante em que estão largados os pacientes, reféns da atitude abusiva de uma enfermeira-chefe, e decide tomar uma atitude para mudar a situação.
Um Estranho no Ninho (One Flew Over The Cuckoo’s Nest, Milos Forman, EUA, 1975, 133 min) Divulgação
3- O Silêncio dos Inocentes
Qual a melhor forma de compreender os passos de um serial killer, senão consultando outro serial killer? Essa é a missão de Clarice (Jodie Foster), uma agente do FBI que negocia com o prisioneiro Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) para que ele a ajude a prender outro assassino, que ainda está à solta. Lecter é um vilão culto e sofisticado que usa a psicologia para manipular os agentes ao seu redor, inclusive Clarice, e conseguir sua liberdade.
O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs, Jonathan Demme, EUA, 1991, 118 min) Divulgação
4- Melhor é Impossível
Jack Nicholson vive um de seus papéis mais divertidos como o obsessivo-compulsivo Melvin, um homem sem amigos e cheio de manias que desenvolve uma amizade incomum com uma garçonete (Helen Hunt), que considera-o desprezível. Quando ela precisa largar o emprego para cuidar do filho, sua tranquilidade é abalada e ele precisa tomar uma atitude.
Melhor é Impossível (As Good As It Gets, James L. Brooks, EUA, 1997, 139 min) Divulgação
5- Gênio Indomável
Will (Matt Damon) é um jovem gênio, capaz de resolver problemas matemáticos complexos em minutos, mas que trabalha como zelador no instituto de matemática MIT. Arrogante e desconfiado, ele acaba encontrando alguém com quem pode se abrir no psicólogo Sean (Robin Williams). Durante suas sessões, ele começa a trabalhar em sua inteligência emocional, ao mesmo tempo em que ajuda o doutor a superar seus próprios problemas.
Gênio Indomável (Good Will Hunting, Gus Van Sant, EUA, 1997, 126 min) Divulgação
6- Clube da Luta
Edward Norton e Brad Pitt vivem dois opostos no clássico de David Fincher: um é acomodado, entediado e sem atitude, enquanto o outro é abusado, agressivo e criativo. Quando eles se encontram, decidem montar um clube de lutas underground para aliviarem o estresse com violência. Aos poucos, a história vai revelando uma complexidade psicológica muito maior.
Clube da Luta (Fight Club, David Fincher, EUA/Alemanha, 1999, 139 min) Divulgação
7- Amnesia
Depois de um evento traumático, Leonard (Guy Pearce) se tornou incapaz de formar memórias recentes. Já que sua última memória é a de sua esposa, que foi assassinada, ele decide desenvolver um sistema para tentar reunir as peças do seu passado e descobrir quem é o assassino.
Amnesia (Memento, Christopher Nolan, EUA, 2000, 113 min) Divulgação
8- Uma Mente Brilhante
Personagens esquizofrênicos já renderam grandes histórias no cinema, e uma das mais famosas é a do matemático John Nash, interpretado por Russell Crowe. Nash era um homem brilhante e arrogante, até receber uma missão do governo envolvendo criptografia. A partir daí, sua doença evolui e ele começa a confundir imaginação e realidade, alcançando níveis insuportáveis para sua família e amigos.
Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind, Ron Howard, EUA, 2001, 135 min)
9- Cisne Negro
Neste drama psicológico com uma pegada de thriller, Natalie Portman interpreta uma bailarina que conquista o papel principal na peça “O Lago dos Cisnes”. O desafio é maior, porém, porque ela precisa viver os dois cisnes – o branco e o negro. Para compreender a dualidade, ela começa a entrar em contato com seu próprio lado obscuro, enfrentando o professor abusivo, a mãe superprotetora e a rival sedutora.
Cisne Negro (Black Swan, Darren Aronofsky, EUA, 2010, 108 min)
10- Poesia
Uma idosa, que cuida sozinha do neto e vem enfrentando os primeiros sintomas de Alzheimer, decide fazer um curso de poesia. Enquanto procura inspiração para seu primeiro poema, ela descobre que o garoto cometeu um crime e provocou o suicídio de uma colega. Tentando se manter forte e tomar as decisões certas, ela analisa as pessoas e o mundo ao seu redor, até finalmente encontrar sua resposta e seu poema.
Num dos filmes mais poderosos de Almodóvar, Antonio Banderas vive um cirurgião plástico obcecado por um projeto misterioso envolvendo a criação de uma pele sintética e uma cobaia humana, que ele mantém aprisionada dentro de casa. Aos poucos, descobrimos o passado desse médico e vamos compreendendo seus objetivos e motivações, que se revelam cada vez mais doentios.
A Pele que Habito (La Piel Que Habito, Pedro Almodóvar, Espanha, 2011, 120 min) Divulgação
12- O Lado Bom da Vida
Num plano geral, “O Lado Bom da Vida” pode ser descrito como um filme sobre pessoas julgadas como loucas, mas que na verdade sofreram traumas muito grandes e encontraram suas próprias formas de lidarem com eles. Bradley Cooper é Pat, um homem internado numa instituição psiquiátrica por tentar matar o amante da esposa. Quando ele é liberado e volta para a casa dos pais, conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher que também tem seus problemas e que o ajuda a reencontrar seu equilíbrio.
O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook, David O’Russell, EUA, 2012, 122 min) Divulgação
13- Dentro da Casa
Um professor de francês (Fabrice Luchini), desmotivado pelas redações fracas de seus alunos, se encanta pelos textos de um garoto em particular, chamado Claude (Ernst Umhauer). Claude explora suas visitas à casa de um dos colegas para escrever narrativas extremamente detalhadas e emocionantes. O problema é que, apesar de muito bons, esses textos revelam um voyeurismo preocupante, que evolui diante dos olhos do professor.
Dentro da Casa (Dans La Maison, François Ozon, França, 2012, 105 min) Divulgação
14- Mommy
Um garoto-problema, uma mãe imatura e uma vizinha que parece querer compensar algum erro terrível do passado. É esse trio de personagens perturbados que Dolan comanda em “Mommy”, um filme sobre maternidade, boas intenções e suas consequências desastrosas. Quando o jovem Steve sai do internato, sua mãe Diane se esforça para sustentá-lo, mas a carência do menino torna sua vida muito mais difícil. As coisas parecem encontrar um equilíbrio quando a vizinha assume parte dos cuidados do garoto, mas, uma hora, a responsabilidade terá que voltar a cair nos ombros de Diane.
Julianne Moore vive uma professora de linguística de 50 anos com uma carreira respeitável, marido e três filhos. Um dia, ela começa a esquecer pequenas coisas, como palavras e lugares. Diagnosticada com Alzheimer precoce, ela mergulha numa angústia profunda, já que sabe que a doença não tem cura e evoluirá rapidamente, arrancando dela todo o orgulho e dignidade, junto com a consciência.
Para Sempre Alice (Still Alice, Richard Glatzer, Wash Westmoreland, EUA/França, 2014, 101 min) Divulgação
O adeus que conversa com a cama vazia, cabides sobrando, prateleiras pedindo sapatos, xícaras e pratos adormecidos, supermercado solitário, viagens não compartilhadas, fotografias contando da vida que passa a residir na memória…
1-P.S.EU TE AMO: Holly Kennedy (Hilary Swank) é casada com Gerry (Gerard Butler), um irlandês engraçado por quem é completamente apaixonada. Porém quando Gerry morre devido a uma doença a vida de Holly também acaba, já que ela entra em profunda depressão. Mas o que ela não esperava era que, imaginando que isto poderia acontecer, Gerry deixou para ela diversas cartas antes de morrer. Cada uma delas busca guiar Holly no caminho de sua recuperação, não apenas da dor pela sua perda, mas também de sua própria redescoberta.
2-MINHA VIDA: Bob Jones (Michael Keaton), proprietário de uma empresa de relações públicas, tem um casamento sólido e feliz. Gail Jones (Nicole Kidman), sua mulher, espera um filho, mas ele é portador de um câncer inoperável e tem os dias contados. Com isso, decide então gravar um vídeo para o filho, se apresentando e passando para ele toda sua experiência, desejando muito estar vivo no dia de seu nascimento.
3-O AMOR PODE DAR CERTO: Quando Henry Griffin (DermotMulroney) descobre que está com câncer terminal, ele decide viver sua vida ao máximo. Ao assistir uma aula de psicologia na Universidade de Nova York ele conhece Sarah Phoenix (Amanda Peet), com quem logo se envolve.
4-A DELICADEZA DO AMOR: Quando o marido de Nathalie morre em um acidente, seu mundo vira de cabeça para baixo. Para superar os momentos tristes, ela decide dedicar-se ao trabalho e deixa de lado seus sentimentos. Até o dia em que ela, sem mais nem menos, beija Markus, seu colega de trabalho. Os dois embarcam numa jornada emocional não programada, revelando uma série de questões até então despercebidas por ambos, o que os leva a fugir para redescobrir o prazer de viver e entender melhor esse amor récem-descoberto.
5-AMOR ALÉM DA VIDA: Depois da morte de seus dois filhos, Chris Nielson (Robin Williams) e sua mulher Annie (Annabella Sciorra) passam por insuperáveis dificuldades emocionais. Anos depois, acontece outra tragédia: Chris também morre. Ele vai para o Paraíso, onde conhece Albert (Cuba Gooding Jr), um rapaz de bom coração que vai ajudá-lo a se adaptar à nova existência. Para Annie, a morte do marido é a última gota que a prendia à vida, e ela acaba se suicidando. Porém, diferente de Chris, ela não vai ao Paraíso, mas sim a um lugar diferente, uma espécie de purgatório onde ficam as almas perturbadas. Quando descobre o destino da mulher, Chris pede ajuda a Albert e os dois saem em uma jornada em busca da salvação da alma de Annie, provando que o amor desafia qualquer infortúnio.
6-O PESCADOR DE ILUSÕES: Jack Lucas (Jeff Bridges) é um locutor de rádio egocêntrico, que fala o quer em seu programa sem pensar nas possíveis consequências. Um dia um ouvinte conversa com ele ao vivo, dizendo que conheceu uma mulher por quem se apaixonou em um bar yuppie. Jack de imediato descarta que ela tenha se interessado por ele, dizendo que todos os yuppies deveriam morrer. O ouvinte não pensa duas vezes: pega o rifle, vai até o bar e mata seis pessoas, antes de se suicidar. A tragédia provoca forte impacto em Jack, que desaba no alcoolismo e larga a carreira. Três anos depois, Jack conhece Parry (Robin Williams), um mendigo que o salva de ser espancado. Logo Jack descobre que Parry enlouqueceu após sua esposa ser assassinada, no bar yuppie onde seu ouvinte provocou uma tragédia.
7-A CULPA É DAS ESTRELAS: Diagnosticada com câncer, Hazel Grace Lancaster (ShaileneWoodley) se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, a jovem é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio e logo conhece Augustus Waters (AnselElgort), um rapaz que vai mudar completamente a sua vida.
8-UMA NOVA CHANCE PARA AMAR: Quando Nikki perde o marido, ela fica devastada. Os amigos e a filha encorajam-na a retomar a paixão pela pintura e pelos museus, mas Nikki ainda não consegue levar uma vida comum. Um dia, ela encontra um homem incrivelmente parecido com o seu falecido marido e se apaixona por ele, sem revelar o seu trauma ao novo namorado.
9-À BEIRA DO CAMINHO: Para fugir dos traumas do passado, o caminhoneiro João (João Miguel) resolve deixar sua cidade natal para trás e cruzar o país. Ele dirige Brasil afora, sempre solitário, até que numa de suas viagens descobre que o menino Duda (Vinicius Nascimento) se escondeu em seu caminhão. Duda é órfão de mãe e está à procura do pai, que fugiu para São Paulo antes mesmo dele nascer. A contragosto, João aceita levá-lo até a cidade mais próxima. Entretanto, durante a viagem nascem elos entre os dois, que faz com que João tenha coragem para enfrentar seu passado.
10-UM DIA: Dexter e Emma se conhecem durante a faculdade, em 1988, e passam a se encontrar uma vez por ano, durante 20 anos. A história acompanha suas vidas e amores durante o período, até que eles percebem que foram feitos um para o outro. Baseado no livro homônimo de David Nicholls.
11-UP – ALTAS AVENTURAS: Um velhinho viúvo chamado Carl Fredricksen, com seus setenta e poucos anos de idade, passou a vida sonhando em explorar o planeta e viver plenamente a vida. Até que um plano mirabolante invade sua cabeça teimosa: fazer sua casa inteira levantar voo através de balões e transportá-la dos Estados Unidos a um lugar em meio às montanhas da Venezuela.
12-A ÁRVORE: Um casal vive feliz com seus quatro filhos em um vilarejo da Austrália. Depois da morte repentina de seu pai, Simone, de oito anos, passa a dividir um segredo com sua mãe Dawn: ela acredita que seu pai pode conversar com ela através das folhas de sua árvore preferida e passa horas ali, sentindo a presença dele. O novo vínculo entre mãe e filha é ameaçado quando Dawn começa um relacionamento com George, o encanador contratado para remover as raízes incômodas da árvore. Quando os galhos da árvore começam a entrar pela casa, a família é forçada a tomar uma decisão.
13-AGORA E PARA SEMPRE: Tessa, é uma adolescente de 17 anos apaixonada pela vida. Diagnosticada com uma doença terminal, ela decide fazer bom uso de cada momento fazendo uma lista de coisas que uma adolescente normal iria experimentar. Com a ajuda de uma amiga, ela começa a pôr em prática os itens da lista e, enquanto seus pais e seu irmão lidam com o medo de perdê-la de suas próprias maneiras, Tessa passa a explorar um mundo novo e viver cada dia o mais intensamente possível. No entremeio, a garota se apaixona por Adam, seu novo vizinho, item que não estava na lista mas que se prova a mais revigorante experiência de todas.
14-O AMOR ACONTECE: O viúvo Burke Ryan (Eckhart) escreveu um livro sobre como lidar com perdas e como se tornou um Best-seller, ele se transformou num guru da autoajuda. Numa viagem de negócios a Seattle, ele conhece Eloise (Aniston) e se apaixona por ela. Eloise assiste ao seminário de Ryan e consegue compreender que na verdade ele não conseguiu ainda enfrentar a morte da esposa.
15-OUTONO EM NOVA IORQUE: Will Keane (Richard Gere) é um playboy cinquentão que tem como promessa nunca ter um compromisso sério com uma mulher. Quando ele conhece Charlotte Fielding (Winona Ryder), uma jovem que tem a metade da sua idade, imagina que terá com ela outro rápido e fácil romance. Mas nada no relacionamento de ambos é fácil ou rápido. Apesar da diferença de idade, eles terminam se apaixonando perdidamente e fazendo com que Will resolva abandonar sua decisão de nunca assumir um compromisso amoroso. Mas Charlotte tem um sério motivo para recusar a proposta de ter uma relação com Will que dure para sempre: ela está morrendo.
A morte de um filho é um tema delicado, tão sofrido que poucos se atrevem a sequer pensar nessa possibilidade, subverte uma ordem que supomos natural e pede recursos para ampliarmos esse olhar e compreendermos um pouco mais essa vivência.
Listo 10 filmes que nos dão um recorte dessa dor:
1-REINE SOBRE MIM: Adam Sandler, Don Cheadle, JadaPinkett Smith e Liv Tyler estrelam essa história sobre Charlie Fineman (Sandler) que entrou em depressão logo após a morte de sua esposa e filhos. A vida de Charlie melhora muito depois de reencontrar um antigo amigo de faculdade, Alan Johnson (Cheadle), cuja vida está dividida entre o trabalho e a família. O reencontro dos amigos fortaleceu o antigo e esquecido vínculo de amizade e os dois passaram a viver melhor emocionalmente.
2- O QUARTO DO FILHO: Giovanni (Nanni Moretti) é um psicanalista que reside e trabalha na cidade de Ancona, na Itália. Ele é casado com Paola (Laura Morante) e tem dois filhos: a menina Irene (Jasmine Trinca) e o jovem Andrea (Giuseppe Sanfelice). Sua vida transcorre tranqüila, dividida entre a família e o consultório, até que uma tragédia a transtorna completamente. Para atender ao chamado urgente de um paciente, Giovanni deixa de acompanhar o filho à praia e nesse passeio o rapaz morre afogado. A família, é claro, ressente-se profundamente com a morte e Giovanni sofre uma forte sensação de remorso, apesar do apoio da esposa.
3- A LIBERDADE É AZUL: Julie é uma famosa modelo que decide renunciar à vida após a morte do marido e da filha em um acidente de carro. Porém, depois de uma tentativa frustrada de suicídio, Julie encontra uma obra inacabada do marido, um grande músico, e se interessa por ela.
4- REENCONTRANDO A FELICIDADE: Becca e HowieCorbett precisam retornar à sua existência cotidiana, após uma perda chocante e súbita. Oito meses antes, eles eram uma família suburbana feliz com tudo que eles queriam. Agora, eles estão presos em um labirinto de memórias, desejo, culpa, recriminação, sarcasmo e raiva, controlados de forma rígida e que eles não conseguem escapar. Os dois seguem caminhos opostos neste labirinto. Enquanto Becca encontra dor nas lembranças familiares, Howie encontra conforto. Becca hesita em se abrir para sua mãe, mas, secretamente, estende a mão para o adolescente envolvido no acidente que provocou todas as mudanças na sua vida. Entretanto, Howie acredita encontrar consolo com outra mulher. Mas o casal continua tentando reencontrar o seu caminho de volta para uma vida que ainda tem potencial para o riso, a beleza e a felicidade.
5- TARA ROAD – APRENDENDO A VIVER: Dois países. Duas vidas. Duas mulheres. Em pontos distantes do mundo, duas famílias o vêem desabar, cada uma a sua forma. Nos EstadosUnidos, Marilyn (Andie MacDowell) perde o filho de forma trágica em um acidente com um carro de kart, seu presente de aniversário. Do outro lado do Atlântico, a irlandesa Ria (Olivia Williams) é deixada pelo marido depois de um longo casamento. Após um momento de tristeza e reflexão, as duas propõem uma troca de casas, uma mudança de ares para alterar o curso de suas vidas.
6- AS COISAS IMPOSSÍVEIS DO AMOR:Natalie interpreta uma advogada que conseguiu conquistar seu chefe, que era casado quando começaram a namorar, mas precisa lidar com as consequências disso, incluindo seu novo enteado e uma tragédia inesperada. Tem de lidar com o filho dele, com a perda do filho deles e com todos os problemas que isso traz para a relação dos dois.
7- HEROIS IMAGINÁRIOS:Uma típica família norte-americana vive uma rotina perfeita, porém sob a aparência de normalidade esconde-se uma família em crise. O filho mais novo experimenta as angústias da adolescência; o pai vive atormentado pelos erros do passado; e a mãe administra seu rancor com o consumo de drogas.
8- ENTRE QUATRO PAREDES: É verão no porto de pesca da cidade de Camden, no Maine, onde vive Matt Fowler (Tom Wilkinson), um médico nascido no estado e casado com Ruth Fowler (SissySpacek), uma professora de canto. Frank (Nick Stahl), o único filho do casal que passa as férias de verão em casa, trabalhando para juntar dinheiro para a faculdade. Ele se envolve com Natalie Strout (Marisa Tomei), uma mulher mais velha e com dois filhos, o que deixa seus pais bastante contrariados e apreensivos. As coisas pioram para Frank e Natalie, quando ela recebe a indesejada visita do ex-marido e acontece um terrível incidente. À medida em que o verão vai chegando ao fim, todos se vêem em meio a uma tragédia que jamais poderiam prever.
9- UMA PROVA DE AMOR: A pequena Anna foi concebida, através de uma combinação genética, para tentar salvar a vida de sua irmã mais velha, que sofria de câncer. Ao longo dos anos Anna, sem questionar, é submetida a inúmeras consultas, cirurgias e transfusões; mas na adolescência ela se revolta e procura a justiça para ser ouvida.
10- A CURA: Erik (Brad Renfro) é um garoto solitário que atravessa todas as barreiras que o preconceito ergueu e se torna amigo do seu vizinho, Dexter (Joseph Mazzello), um garoto de 11 anos que tem AIDS. Erik se torna muito ligado a Linda (Annabella Sciorra), a mãe de Dexter, e na verdade fica mais próximo dela que da sua própria mãe, Gail (Diana Scarwid), que é negligente com ele e quase nunca lhe dá atenção. Quando os dois garotos lêem que um médico de Nova Orleans descobriu a cura da AIDS, os meninos tentam chegar a este médico para conseguir a cura.
O psicanalista Jorge Forbes fala neste bloco do programa “Por Dentro da Mídia”, gravado em 18/04/2008, sobre a ação da psicanálise e as diferenças entre a psiquiatria, psicologia e psicanálise.
“A pessoa só pode mudar alguma coisa se ela se der conta da participação dela naquelo que ela se queixa” Jorge Forbes
Com o final de 2015 e início de 2016, alguns utilizadores do facebook voltam a ser enganados por “boatos falsos”! Depois dos concursos “fantásticos”, desta vez circula uma mensagem sobre os direitos de autor, que está a ser partilhada por milhares de utilizadores e que aparentemente limita a divulgação, copia, distribuição ou transmissão de algum dado pessoal ou conteúdo (fotografia, vídeo, etc).
Apesar de não ser propriamente uma novidade este tipo de mensagens, designadas de hoax (histórias/informação falsa) a verdade é que os utilizadores continuam a acreditar e a partilhar!
Se é utilizador do Facebook certamente já viu no perfil de algum dos seus amigos a seguinte mensagem:
Hoje, dia x de Janeiro de 2016, em resposta às novas directrizes do Facebook e, em particular na decisão de usar ou não o Facebook após 1 de Janeiro de 2016, nos termos dos artigos L.111, 112 e 113 do código de propriedade intelectual, quero aqui declarar que os meus direitos estão ligados a todos os meus dados pessoais (desenhos, pinturas, fotos, textos, música, lista não exaustiva) publicados no meu perfil. Eu proíbo o Facebook, e também funcionários, alunos, agentes e outro pessoal sob a direcção do Facebook de divulgar, copiar, distribuir, transmitir ou tomar quaisquer outras providências contra mim com base neste perfil e/ou seu conteúdo. Para uso comercial ou outro do exposto é necessário o meu consentimento por escrito em todos os momentos. O conteúdo do meu perfil contém informações privadas. A violação da minha privacidade é punida pela lei (UCC 1-1-1-103 308 308 e o estatuto de Roma). Facebook agora é uma entidade de capital aberta. Todos os membros são convidados a colocar um aviso deste tipo, ou se preferirem, podem copiar e colar esta versão. Se você não publicou esta declaração pelo menos uma vez, você permite tacitamente a utilização de elementos como as suas fotos, bem como as informações contidas na actualização de perfil.
Mesmo com um texto estranho e com leis desconhecidas, os utilizadores têm vindo a partilhar este mensagem, convictos que de facto o texto nela contida serve para alguma coisa. Na verdade trata-se de um hoax, sendo que os termos de utilização da rede social são iguais para todos e definidos pelo próprio Facebook (não é o utilizador que os define). Essa informação pode ser consultada aqui.
Se tem amigos que estão a partilhar esta mensagem passe-lhes o link deste artigo e alerte-os para outros boatos e esquemas que vão circulando pela maior rede social. Estejam atentos, que nós também!
Outro dia comi um caril de agmbas tão bom na Taberna do AMaro, em Braga, que tive que tentar replicar cá em casa:
QUe bem que se come e bebe lá... E as sobremesas, hum...
Ingredientes:
200 grs. de Natas
800 grs. de camarões grandes descascados em cru
1 cebola
1 dente de alho
1 colher de chá de açafrão
2 colheres de sopa de caril picante
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
1 dl de vinho branco
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de sopa de azeite
2 dl de leite de coco
1 colher de sopa de chutney de manga
1 fatia de manga
sal q.b.
pimenta moída na altura q.b.
piripiri q.b.
2 colheres de sopa de coentros picados
Faz-se um refogado com a cebola, alho picados e a gordura. Estando louro, acrescenta-se a fatia de manga picada, o pó de caril, desfeito num pouco de água e o açafrão. Deixa-se ferver 5 minutos e, depois, junta-se o tomate, diluído no vinho. Retire a caçarola do lume e passe o molho com a varinha. Leve novamente ao lume, e, em fervendo mais 8 minutos,adiciona-se o leite pouco a pouco. O tacho deve estar destapado, sobre lume médio. 10 minutos antes de servir, deita-se as Natas. Deixe ferver um pouco e de seguida junte o camarão deixando cozer cerca de + ou - 5 minutos. Rectifique os temperos. Sirva polvilhado com coentros picada. Acompanhe com arroz branco solto.
No documentário sobre a sua vida, The Last Emperor, o estilista Valentino (na foto) afirma a certa altura: "Eu não me importo com a colecção, os meus cães são mais importantes." No filme, os verdadeiros protagonistas são os seis mimados pugs do designer italiano, que vão com ele para todo o lado e que têm nomes começados por M.
Os cães aparecem a dormir em cima de vestidos de alta-costura, no ateliê, a correr pelos jardins das propriedades na Suíça, França e Itália, a fazer chichi para cima do material dos fotógrafos, a andar de jacto privado ou a brincar com as muitas estrelas da moda e de Hollywood que frequentam o iate de Valentino Garavani. Monty, Maude, Margot, Maggie, Molly e Milton (que morreu o ano passado) são tratados com todos os mimos. Têm um carro com motorista só para eles e um assistente para lhes lavar os dentes e os escovar.
Os pugs sempre foram cães privilegiados. Já no ano 200 antes de Cristo dormiam no colo dos imperadores chineses da dinastia de Han. Estes cães, de focinho achatado e olhos grandes, eram tratados como membros da realeza: tinham os seus próprios serviçais, guardas a escoltá-los e aposentos luxuosos. A raça, considerada sagrada, está associada a mitos e lendas chinesas – até há uma que garante que à entrada do Céu existem dois pugs.
Um pug no palácio de Versalhes Da China, estes animais fiéis e dóceis estenderam-se ao Japão e só em finais do século XVI chegaram à Europa, tendo sido logo adoptados por muitas casas reais. Na Holanda, a raça passou a ser a oficial da Casa de Orange depois de, supostamente, Pompeu, o pug do príncipe William, o ter avisado, enquanto ele dormia, da invasão dos espanhóis, em 1572. Maria Antonieta foi uma das Rainhas que popularizaram os pugs. Na adolescência, a arquiduquesa da Áustria tinha um destes cães, do qual era inseparável, e quando, em 1770, com 15 anos, foi para França para se casar com Luís VXI não a deixaram levar o seu fiel Mops. Na época, o cão não era considerado um animal de companhia apropriado para uma Rainha, já que podia sujar os vestidos de luxo. Mas após muita insistência conseguiu reaver a mascote, que corria atrás dela pelos longos corredores do palácio de Versalhes.
Mais tarde, Josefina Bonaparte também teve um pug de estimação. Mas Fortuna era tão mimado por ela que o Imperador Napoleão só o queria à distância. Catarina, a Grande, Imperatriz da Rússia, criou pugs, mas Vitória de Inglaterra, que era completamente apaixonada pela raça, é que contribuiu decisivamente para o seu desenvolvimento, no século XIX. A Rainha fazia criação destes cães e chegou a ter 36. Quando o seu preferido, Bosco, morreu, ela mandou construir um mausoléu em Frogmore House, a sua casa de campo em Berkshire. Na lápide, pode ler-se: "Bosco, o cão favorito de Sua Alteza Real."
O duque e a duquesa de Windsor (na foto) foram provavelmente os mais fanáticos por pugs. Os seus cães acompanhavam-nos em muitos eventos sociais e as suas casas estavam decoradas com todo o tipo de objectos em que surgiam representados. Hoje, são as celebridades que gostam de aparecer com os seus pugs – mostrando em geral que os rodeiam de cuidados e mimos e caprichando na escolha dos nomes.
A desfilar na ModaLisboa Se Valentino prefere a letra M, a actriz Jessica Alba chamou ao seu casal Sid e Nancy, uma referência óbvia a Sid Vicious, da banda Sex Pistols, e à namorada Nancy Spungen, que ele assassinou em 1978. Em Portugal, a actriz Sofia Ribeiro (na foto) apaixonou-se há cinco anos pelo seu pug, que já desfilou na ModaLisboa: viu-o numa montra e houve alguém que lho ofereceu. Chamou-lhe Thai porque tinha voltado pouco antes de uma viagem à Tailândia.
Prós e contras dos pugs Peritos em cães sublinham que nem tudo são vantagens Tranquilo Na idade adulta têm menos necessidade de ir à rua Portátil Pesam entre 6 e 8 quilos e têm 25 a 28 cm de altura Frágil Por causa do focinho curto podem desenvolver problemas respiratórios Glutão Comem sem parar e têm tendência para a obesidade
Limpe e lave e corte o frango em pedaços, tempere com sal, pimenta e vinho branco e deixe de um dia para o outro. No dia ponha os feijões a cozerem num litro de água; numa frigideira, aloure os pedaços de frango na banha quente e escorra. Num tacho leve ao lume a refogar o azeite, a cebola e o alho picados, logo que comece a querer alourar junte metade do chouriço picado e a outra metade inteira, o bacon, a salsa o louro. Deixe refogar em lume médio mexendo com a colher de pau para não queimar, e tudo alourar por igual. Depois junte o vinho branco e o frango, tape e deixe suar cerca de 2 minutos +-. Junte depois cerca de 7 dl da água de cozer o feijão e deixe ferver cerca de 15 minutos. Rectifique os temperos, junte o arroz e os feijões escorridos, deixe levantar fervura e leve, destapado a forno quente durante 15 minutos. Retire do forno tape e deixe repousar 5 minutos +-. Sirva acompanhado com uma salada.
Depois, prepare uma cama, cortando as batatas em fatias de meio centímetro de grossura. Espalhe-as num prato apto para ir ao forno e coloque as tiras de cebola distribuídas uniformemente. Adicione azeite, 100 ml de água e 100 ml de vinho branco. Asse a 180º durante uns 15 minutos para que as batatas cozinhem. De seguida, introduza o lombo de pescada com sal e pimenta sobre as batatas e asse tudo durante 15 minutos mais.
Pode adicionar ervas aromáticas.
Numa frigideira, refogue em azeite, dois dentes de alho picados em laminas, e um pimentão cortado em argolas. Quando os alhos estiverem dourados, apague o lume e adicione uma "colherada" de pimentão doce, misture e cobra os lombos de pescada com o conteúdo da frigideira, deixe no forno outros três ou quatro minutos. Serva os lombos de pescada, com o acompanhamento de batatas e cebola.