Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Terapias



Quarta-feira, 25.11.15

Como melhorar a sua memória em alguns segundos

Queria lembrar-se de algo mas só lhe vêm imagens apagadas à cabeça? Um truque simples pode ajudar a reforçar a sua memória

 

Segundo uma investigação da Universidade de Sussex, a falta de memória tem solução e tudo o que precisa é dispensar uns segundos do seu tempo.

Chris Bird, que liderou o estudo, pediu a um grupo de estudantes que assistisse a uma série de pequenos vídeos no Youtube, enquanto a sua atividade cerebral era monitorizada. Logo em seguido, foram dados 40 segundos a alguns dos participantes para reverem a cena nas suas cabeças e descreverem- na a si próprios. Os outros viram um vídeo novo.

As conclusões foram claras: o simples ato de descrever a cena para si próprios aumentou as probabilidades de se lembrarem da cena exata uma semana ou duas mais tarde: em média, eram capazes de se lembrar do dobro dos pormenores.

Bird descobriu ainda que os exames cerebrais refletiam uma maior força da memória quando feito o exercício: os estudantes pareciam construir memórias particularmente fortes para recordar mais tarde.

Associar memórias também pode ser um exercício muito útil - um estudante comparou uma das personagens nos vídeos com o James Bond - instantaneamente fazendo com que a cena se torna-se mais memorável.

Ou seja, se quer lembrar-se de coisas dispense uns segundos para repetir a cena na sua cabeça e escolha os detalhes mais vividos.

“As descobertas têm implicações em qualquer situação em que a memória de algo é essencial, como por exemplo, um acidente ou crime," explicou Bird. "A memória de um evento será significativamente melhor se a testemunha ensaiar a sequência dos eventos o mais cedo possível depois de acontecerem."

 

LER EM: http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2015-11-14-Como-melhorar-a-sua-memoria-em-alguns-segundos

Autoria e outros dados (tags, etc)

autoria Sandra P. às 09:01



Quem sou eu

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930