Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Terapias



Terça-feira, 17.11.15

10 ALIMENTOS QUE PODE INGERIR DEPOIS DO PRAZO

Todos os anos são desperdiçadas milhares de toneladas de alimentos. Segundo estatísticas norte-americanos, o correspondente a 165 mil milhões de dólares. Porém, um estudo do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais em parceria com a Universidade de Harvard identificou alguns alimentos que se podem ingerir, com cautela, mesmo depois do prazo de validade.

 

1- Azeite - Aconselha-se o seu consumo no espaço de um ano, mas tudo depende da forma de acondicionamento. Deve sempre ser guardado em locais escuros, já que a luz altera as suas propriedades. Se estiver exposto à luz poderá sofrer alterações químicas ao longo dos meses. O cheiro a ranço é um indicador de deterioração do azeite.

 

2-  Enlatados - Guarde os enlatados numa zona fresca, escura e assim o prazo de validade poderá estender-se. Deve estar apenas atento ao cheiro, sinais de empolamento ou outros danos nas latas. Neste caso, não facilite

 

3- Café - O café e o chá duram anos, sobretudo se estiverem hermeticamente fechados e conservados em lugares secos. Como são confecionados com água a ferver o perigo de contaminação também é menor. Se cheirarem a mofo, contudo, é preferível deitá-los fora.

 

4-  Bolachas - Podem ficar moles, o que é um sinal de migração de oxigénio para dentro da embalagem. Porém, geralmente, os biscoitos e as bolachas duram bastante tempo, especialmente se as embalagens não forem abertas.

 

5- Carne - Se a congelar no dia do embalamento, aguenta o dobro do prazo de validade. Se a mantiver no frio, pode deixar passar um ou dois dias (no máximo) caso não haja sinais de alteração. No caso da carne picada não dê margem. É que ao picar-se a carne quebra-se a barreira biológica, o que facilita o desenvolvimento de bactérias e proliferação de micro organismos.

 

6- Leite - O leite UHT aguenta bem mais um dia depois do prazo de validade. Uma sugestão: guarde-o numa zona mais fresca do frigorífico. Evite a zona da porta, privilegie a parte de trás da geladeira.

 

7- Massa - A massa, não fresca, conserva-se durante muito tempo, caso não esteja previamente cozinhada. Deve mantê-la em lugares secos e certificar-se de que não ganha cheiro ou bolor.

 

8-Congelados - A comida congelada consegue aguentar-se mais 50% do que o prazo de validade original em relação à data do empacotamento.

 

9- Legumes frescos - Os legumes frescos podem ser ingeridos desde que mantenham o seu aspeto, cor e textura natural. Normalmente devem ser consumidos no máximo em três dias depois de apanhados. Porém, se se mantiverem com aspeto e cheiro natural pode consumi-los.

 

11-iogurte - Podem ser consumidos um ou dois dias depois do prazo de validade, apesar de começarem a perder características nutricionais. Em qualquer destes casos, considere alterações de cheiro e sabor como alertas vermelhos.

 

LER EM Sapo.lifestyle.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

autoria Sandra P. às 08:17




Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930